Antheia

"Spring", por Alfons Mucha.

Antheia, para os gregos, ou Anthea, para os romanos, é a deusa/ninfa da planície, da vegetação, das regiões pantanosas, dos jardins, das flores, da terra de brotamento, do amor humano e grinaldas floridas. Considera-se que seja uma das Graças, mas não há nenhuma citação onde seja descrita como filha de Zeus/Eurínome/Hera/Eunômia/Afrodite/Aegle/Hélio/Dionísio (pais das Cárites). Sendo assim, ela é uma das deusas dançarinas do Olimpo, mas não irmã das tais.

Antheia é derivado do grego "Anthos", que significa "A Flor". Também é conhecida como a Florência (Flo̱rentía), esse sendo seu principal epíteto. Os dilemas de Antheia são vários, entre eles destacam-se: Amizade, promessa, confiança, honra, comunidade, amor e relacionamentos. Seus símbolos são os itens de ouro, a mirra e o mel, tendo o último herdado de sua mãe.

Como deusa do jardim e filha de Clóris, foi adorada principalmente na primavera, onde donzelas coroadas com grinaldas de flores e cestas repletas de rosas moviam-se ao som de flautas para o templo da deusa. Em seu altar eram ofertados diferentes itens, sempre os mais perfumados e naturais. Seu centro de adoração se localizava na Ilha de Creta, mas inicialmente era, juntamento com as outras Cárites, cultuada na Beócia. O rio Cefisso (Cephissus), perto de Delfos, também era consagrado a ela.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy