Silverplate

Bockscar, um Silverplate B-29 Superfortress do 509th Grupo Composto, que lançou a bomba atômica sobre Nagasaki
Bockscar com triangulo temporário de marcação na cauda N, em 9 de agosto de 1945, o dia da missão da bomba atômica

Silverplate foi o código de referência para as Forças Aéreas do Exército dos Estados Unidos na participação no Projeto Manhattan durante a Segunda Guerra Mundial. Originalmente, o nome para o projeto de modificação da aeronave, o que permitiu um B-29 Superfortress bombardeiro lançar uma bomba atômica, "Silverplate" eventualmente, veio a identificar a formação e aspectos operacionais do programa. A Diretriz original para o projeto tinha como linha de assunto ''Projeto Banhado a Prata'', mas continuou a utilização do termo abreviado para "Silverplate".

O teste começou com modelos em escala, no Naval Proving Ground, em Dahlgren, Virginia, em agosto de 1943.  As Modificações começaram em um protótipo, Silverplate B-29, conhecido como o "Pullman", em novembro de 1943, e foi usado teste de voo com a bomba em Muroc Army Air Field , na Califórnia , com início em Março de 1944. O teste resultou em modificações adicionais para ambas as bombas e aviões.

Dezessete aeronaves Silverplates foram encomendadas em agosto de 1944, para permitir que o pudesse 509th Grupo Composto treinar com o tipo de aeronave que teria que voar em combate, e para o 216th Army Air Forces Unidade de Base para testar a configuração da bomba. Estes foram seguidos por mais 28 aeronaves que foram encomendadas, em fevereiro de 1945, para uso operacional pelo 509th Grupo Composto. Este lote de aeronaves foram utilizadas nos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki em agosto de 1945. Incluindo o Pullman B-29, de um total de 46 Silverplate B-29s foram produzidos durante e após a II Guerra Mundial. Um adicional de 19 Silverplate B-29s foram encomendados em julho de 1945, que foram entregues entre o final da guerra e o final de 1947. Assim, um total de 65 Silverplate B-29s foram feitas.

O uso do codinome Silverplate foi descontinuado após a guerra, mas as modificações continuou sob um novo nome, Saddletree. Mais de 80 aeronaves foram modificadas no âmbito deste programa. O último grupo de B-29s foi modificado em 1953, mas nunca visto uso operacional.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy